domingo, 26 de outubro de 2014

Dilma Rousseff reeleita Presidente do Brasil

Com 99% dos votos apurados, candidata do Partido dos Trabalhadores tem a vitória garantida.

É oficial: a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai continuar a governar o país até 2018. Com 99% dos votos apurados, a candidata do Partido dos Trabalhadores foi reeleita com 51,45% dos votos, com uma margem estreita sobre o seu adversário, Aécio Neves, do Partido da Social-Democracia Brasileira ((PSDB), que recolheu 48,55%.

Os primeiros resultados foram anunciados às 22h (hora de Lisboa) assim que fecharam as urnas no estado do Acre, que por causa das diferenças do fuso horário foi o último a votar. Mas foi preciso esperar mais de meia hora para haver a confirmação matemática da vitória de Dilma.

A corrida presidencial de 2014 foi a mais disputada da história do Brasil desde a redemocratização: os eleitores foram às urnas sem a mínima certeza de quem iria sair vencedor. A campanha eleitoral foi, também, uma das mais tensas e agressivas de sempre, expondo um elevado grau de polarização da sociedade brasileira.

Apesar da virulência dos últimos dias, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, disse que “do ponto de vista judicial a votação foi uma das mais tranquilas dos últimos tempos”.


Segundo os comentadores, o fim do processo obrigará os partidos políticos, e também o país, a iniciar um processo de reflexão e a fazer uma introspeção que permita ultrapassar as discórdias e divisões que se acentuaram nas últimas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.