sábado, 15 de novembro de 2014

Na Guiné-Bissau, Conversa de Políticos, sem Militares à Mistura

Por, Filomeno Pina

Enfim, tudo o que estiver escondido, disfarçado, encoberto intencionalmente para manipular a realidade dos factos, desviar atenções do verdadeiro problema, torna-se prejudicial à organização institucional, por isso, deve merecer atenção, análise e resolução detalhada do mesmo conflito até ao limite possível de satisfação de ambas as partes envolvidas.

Aprendemos com os erros e não só, mas quando uma verdade vem acima, há que aproveitar a maré ou vento favorável e fazer o “resto”. Por exemplo tornar transparente as políticas do Estado e do Governo nesta conjuntura actual do relançamento da Democracia e desenvolvimento do País.

Uma necessidade que o Povo agradece se, “avisar a malta” das decisões politicas tomadas para governar a Nação Guineense.

Nesta relação politica entre o Governo e o Parlamento, reporto-me a um problema comportamental existente, evidenciado neste último “diz-que-diz”, penso que partiu duma – dificuldade de comunicação – entre mediadores das duas partes, o que a meu entender deve merecer reorganização ao nível da estrutura ou canais de informação, de modo a evitar bloqueios de informação fidedigna no futuro próximo.

Só assim podemos evitar mal-entendido entre órgãos de soberania, evitando por exemplo a explosão de “informação” que houve, supostamente do Presidente do Parlamento aquando da sua proposta de alteração de regalias dos parlamentares e, eventual pedido de demissão do Ministro das Finanças!?

Uma notícia que causou mal-estar “viral” no espirito Democrático de Guineenses e amigos da Guiné-Bissau espalhados pelo mundo, aconteceu. Vá-se lá saber o porquê, ao que parece, tudo escapou ao controle e podia ter sido evitado, semelhante “estrondo” com pedido de desculpas pública duma das partes.

No fim das contas feitas sem “prova-dos-nove” tiradas, concluiu-se que afinal foi apenas um mal-entendido entre pessoas muito bem-intencionadas, será?

Seja o que for camaradas, foi um mal-entendido grosseiro entre os mídia e a palavra do Presidente da ANP nesta questão. Um assunto que chegou à rua sem obstáculos, mas logo a seguir “recolhido” à base, dando o dito por não dito, os factos.

Na verdade desta vez o “rei” veio à rua nu, perante um público agora mais atento do que nunca (Povo ka burro) à política do País. Conhecendo bem os seus líderes, resta aguardar serenamente por melhor compreensão e bom senso dos mesmos políticos nesta e noutras matérias politicas.

Porque o Povo quer saber a situação e o estado em que se encontra o Estado da Guiné-Bissau?

Entender que estamos a gastar o pouco que nos “oferecem” neste novo arranque do País, mas, obedecendo prioridades programadas honestamente, só.

Apelamos portanto ao diálogo entre os líderes eleitos para governar o País e levar este sonho de progresso e prosperidade a Bom-Porto. Tarefa dificílima e por isso mesmo, estes dirigentes/líderes são obrigados a entenderem-se (a Presidência, o Governo e o Parlamento) e seguir em frente!

Os ventos são favoráveis, sentimos que o Povo está com a esperança redobrada como nunca até aqui!

Posto isto, então vamos com calma e ponderação reunir as melhores ideias/projectos, mas escolher sem complexo partidário a interferir, avançar para sua aplicabilidade prática, controlado e supervisionada no terreno por quem de direito.

Uma nota que merece destaque: Desta, ninguém ouviu pronunciar o “nome” de militares misturados com políticos no mesmo “tacho”!

Uma relação de intriga e de mentiras como a bem pouco tempo, hoje já ninguém espera nada dela. Há uma certeza absoluta sobre isso, é que acabou sempre mal aos olhos do Povo, qualquer tentativa semelhante de relacionamento entre a instituição militar e políticos!

Hoje parece que presenciamos no País uma atitude diferente desta vez, porque assistimos – uma travagem brusca da classe castrense – no sentido da não ingerência de militares na política e vice-versa, será!?

Todos nós sabemos que armas e lápis na mesma “dança”, nunca acertaram o passo no compasso combinado. Houve sempre confusão total, que de crise em crise, a nossa Terra foi-se cristalizando no pior Estado de desgraças, com o Pais mergulhado em dificuldades sérias de “não-desenvolvimento global” por causa de mentiras, intrigas, corrupção, crimes de sangue, impunidade e roubo descarado do património do Estado!

Penso que estaremos hoje perante um primeiro sinal explícito de maturidade institucional manifestada na classe castrense, ao não imiscuir na política e também não permitir “bokassynhos na kórtel, ku-tysy-ku-leba”, entre políticos e militares.

Há que desmascarar existência de “tchútchydurys” (a intriga subterrânea) e construir uma relação de transparência institucional, bastará só e apenas esta firmeza no trato e na relação frontal, para travar o “vírus” da intriga e da mentira!

Com isso ganharemos imunidade suficiente, para avançarmos no rumo acertado (bom caminho) a ombrear com Países progressistas como Estado de Direito, penso.

Estamos confiantes que é desta, que vamos conseguir reformar e progredir, com conhecimento profundo, acerca das melhores opções a tomar em cada caso/instituição em análise e avaliação final.

Para o benefício do Povo Guineense, queremos um País que funcione a avançar progressivamente num ritmo possível, ponderado passo a passo.

É justo referir aqui que já se notam evidências ou sinais de melhoria, em poucos meses deste mandato, parabéns aos homens da acção no terreno, viva a Guiné-Bissau!


Abraços e continuação de bom trabalho para todos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.