sábado, 7 de maio de 2016

Chikoti confirma que UE tenta derrubar poder angolano através dos media tal como fez Domingos Simões Pereira ao pagar um chegue publicitário ao Aly Silva

O chefe da diplomacia nacional, Georges Chikoti, disse esta quinta-feira ter informações de  tentativas da União Europeia de financiar órgãos de comunicação social em Angola com vista a derrubar o poder atual, denunciadas pelo diretor da Rádio Ecclesia.

«Temos que nos preparar para este fim. Acho que é muito importante que a nossa sociedade e a nossa imprensa estejam preparadas»

«Nós também temos essas informações, de algum modo. Não as temos tão oficialmente assim, mas temos por algumas vias, de que há alguma intenção de criar alguns distúrbios, incluindo em Angola e em países vizinhos», disse aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores.

Georges Chikoti reagia às denúncias tornadas públicas esta semana pelo diretor da rádio católica nacional, Quintino Candanje, sobre a existência de organizações internacionais, nomeadamente a União Europeia, que financiam órgãos de comunicação social em Angola com vista a derrubar o poder atual.

«Temos que nos preparar para este fim. Acho que é muito importante que a nossa sociedade e a nossa imprensa estejam preparadas, para que não vá no sentido do que alguns países gostariam de fazer aqui. Nós estamos relativamente bem avisados sobre algumas intenções, mas o mais importante é que os angolanos estejam atentos», afirmou ainda o ministro das Relações Exteriores.

O chefe da diplomacia angolana falava à margem de uma cerimónia oficial em Luanda, tendo avisado que o país tem que se precaver contra estas ações, voltando a falar nas críticas públicas da União Europeia à Justiça angolana. «Nós não fazemos Justiça para satisfazer a União Europeia e muito menos a União Europeia deve fazer pressão a Angola para que as coisas corram no interesse deles», apontou o ministro.

PAIGC condecora Editor do Blog “Ditaduradoconsenso" com Diploma de Mérito

O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), procedeu hoje a entrega de um Diploma de Mérito ao jornalista e editor do Blog "Ditaduradoconsenso" pela sua contribuição   na promoção de uma Guiné-Bissau de paz e de desenvolvimento.

Durante o seu improviso, Domingos Simões Pereira afirmou que a sugestão para a criação do Diploma do Mérito veio da parte do Secretariado Permanente do PAIGC como forma de reconhecer as contribuições válidas que não só são coincidentes com os princípios e valores que os libertadores defendem, mas que vai em linha de promoção de uma Guiné-Bissau de Paz e Desenvolvimento.

"O facto de  este primeiro reconhecimento coincidir com a  figura de António Ali Silva, torna-lhe ainda mais especial", salientou o líder do PAIGC.

Afirmou que qualificou a distinção de Ali Silva de especial porque ele é indiscutivelmente um símbolo de coragem, determinação e de perseverança.

"Podemos discordar com ele em vários aspectos, como ele pode igualmente discordar connosco em muitos aspectos e momentos. Penso que é justo reconhecer a sua liberdade de pensamento, a objectividade e são esses valores que nós admiramos e devemos ser capazes de continuar a admirar em todos os cidadãos", elogiou.

Por sua vez, o Editor do blog Ditaduradoconsenso disse que é um orgulho receber a distinção das mãos do presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

"Acho que o PAIGC tem sorte de ter um líder como Simões Pereira. Se notarem nunca uma crise demorou tanto no país sem que houve intervenção dos tropas", disse, afirmando que isso demonstra que existe uma vontade de incutir na cabeça dos mentores da crise de que o país precisa tudo menos essa situação.

António Ali Silva disse que a Guiné-Bissau só tem a ganhar com Domingos Simões Pereira. "Já lhe informei que no ano em curso vou completar os 50 anos e vou filiar no PAIGC como militante", prometeu a concluir.

2 comentários:

  1. OS JORNALISTAS SÃO PAGOS PARA ESCONDEREM A REALIDADE SOCIAL EM QUE A GUINE BISSAU SE ENCONTRA, ONDA DE GREVES DE SAÚDE E DA EDUCAÇÃO, POUCA COISA DIZEM E ATÉ ENTRAM A SENSIBILIZAR OS GREVISTAS PARA ABANDONAREM A GREVE. O GOVERNO FAZ DE CONTA QUE GOVERNA, MAS NÃO LIGA À GREVE.

    É UMA GRANDE VERGONHA PARA IMPRENSA NO CAMINHO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA. E É AMEAÇA A JUSTIÇA SOCIAL NA GUINE BISSAU. NESSE MOMENTO GUINE BISSAU NÃO TEM JORNALISTAS, PORQUE SÃO COMPRADOS PARA NÃO DISSEREM A VERDADE AO NOSSO POVO. NÃO INFORMAM COM A VERDADE, NEM COM ISENÇÃO, OBJECTIVIDADE E TRANSPARÊNCIA.

    A COMUNICAÇÃO SOCIAL GUINEENSE ESTA A DESTRUIR A DEMOCRACIA, PORQUE OS GANANCIOSOS E MEDÍOCRES JORNALISTAS SÃO PAGOS PARA COBRIR OS CORRUPTOS NO GOVERNO. A INFORMAÇÃO VERGONHOSA QUE PASSA NOS RÁDIOS E NA TELEVISÃO É REFLEXO DA CUMPLICIDADE DOS JORNALISTAS CORRUPTOS E PIDESCAS COM SERVIÇOS DA INFORMAÇÃO. LIMITAM A PASSAR INFORMAÇÕES MANIPULADAS E SELECCIONADAS, NA BASE DA TRIAGEM DE MANDANTES DE SEUS PATRÕES. A SÚMULA DE INFORMAÇÃO QUE PASSAM É VERGONHOSA E SEM CREDITO PARA O POVO.

    HOJE EM DIA AS PESSOAS NAO CONFIAM NAS NOTICIAS DA RADIO NACIONAL OU DA TELEVISÃO, PORQUE ESTÃO A PRESTAR MAU SERVIÇOS AO POVO. A CREDIBILIDADE QUE O POVO TINHA NO TEMPO DO JORNALISTA JOAQUIM LAMDIM JA SE PERDEU.

    NO PASSADO HAVIA GRANDES JORNALISTAS QUE LUTARAM PELO BOM NOME DO JORNALISMO NA GUINE BISSAU.

    DJARBAS LALAU, UM VERDADEIRO JORNALISTA QUE NAO ACEITOU A COMPRA DA SUA CONSCIENCIA. UM HOMEM DIGNO QUE ESTÁ A FAZER FALTA NA IMPRENSA NA GUINE BISSAU.

    ResponderExcluir
  2. porque não os mais equilibrados na abordagem relativo sobre estado da pátria? Nomeadamente : UMARO DJAU, ANTÓNIO NHAGA, BRAIMA DARAME, FERNANDO CASIMIRO(NOSSO DIDINHO OU SEJA DIDINHO DE TODOS OS GUINEENSES SEM EXCEÇÃO), PATE DJOP, SAMBA BARI (rispitu) ASSANA SAMBU, DOKA INTERNACIONAL(OGIVA NUCLEAR) e outros.

    (...) diante de bisonha iniciativa de homenagem do presidente do PAIGC para com bloguista Aly Silva, aumenta mais dose cavalar da mudanças de paradigma que o país vive.

    Esta esperteza saloio, não consegue distanciar, de um simples incentivo a fenómeno de jornalismo de blogues, que esfaqueai a ética e princípios, mormente, quando esta iniciativa tem como pretexto : o homenageado simboliza coragem.

    Esse pretexto é exagerado na retórica, antes que vira moda, o presidente do PAIGC devia esclarecer essa ultraje, pois se foi o título pessoal, tudo bem, mais o PAIGC como partido político isolamento, resolvi homenagear um (jornalista?), será como comprar silêncio do mesmo, e para ética do jornalista é como ir a Roma e não vê o Papa, suspeito grave e homenageado deve endossar esclarecimentos.

    No contexto menos eclíptica, e pelo que andamos a desconfiar das parcialidade dos blogues, se o PRS resolve homenagear DOKA INTERNACIONAL? Seria sim uma grande avalanche, ou ate vai aparecer quem a toma como uma afronta a ativismo, pois essa decadente teatro de fantochada metida a homenagem deve ser questionada ate exaustão.

    A grande duvida aí começa a ser: porquê justamente Aly Silva? Sim, porque não os mais equilibrados na abordagem relativo sobre estado da pátria? Nomeadamente :

    UMARO DJAU, ANTÓNIO NHAGA, BRAIMA DARAME, FERNANDO CASIMIRO, PATE DJOP, SAMBA BARI (rispitu) ASSANA SAMBU e outros.

    Ou, o que seria coragem para PAIGC, alias engenheiro DOMINGOS SIMÕES PEREIRA?

    CARLOS SAMBU

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.