segunda-feira, 15 de maio de 2017

E se JOMAV fosse um balanta? E se os balantas começassem agora insultar ele juntar com a sua etnia?

José Mário Vaz, de etnia manjaca, Presidente da República da Guiné-Bissau, nasceu em 10 de Dezembro de 1957, em Calequisse-Cacheu. Estado civil Casado. Um economista de profissão. Membro do Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC)

 
Aqueles que no tempo de Presidente Dr. kumba fizeram este grande mal de discriminação contra os balantas, e sei que entre eles estavam muitos manjacos, a mensagem que eu quero passar são para eles particularmente perguntar se eles todos como etnia se sentem identificados ou não com a decisão do JOMAV neste caso relativamente a possível queda do governo?
Um Português que esteve na Guerra na Guiné uma vez disse assim:

A sorte da Guiné hoje como uma República foi ter graças a Deus os BALANTAS nas FARP e em maioria no tecido social Guineense.

Na altura patrioticamente não quis admitir… Mas cada dia que passa ele teme a ter a razão... Moral da História: A discriminação seja de que natureza for é sempre um factor de DESUNIÃO e de enorme sofrimento da parte discriminada, também é uma das causas de RADICALISMO E EXTREMISMO ATÉ DO GENOCÍDIO.

Pensem nisso e optem para Respeito na diversidade como um denominador comum na Reconstrução da nossa Nação.

Hoje felizmente senti que Guiné está no bom caminho simplesmente não vi nenhuns insultos aqui no Facebook contra etnia MANJACA. Portanto estamos de Parabéns e é esse o caminho para uma Guiné-Bissau reconciliada una indivisível.


Comente e partilhe se achar útil...

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com esse artigo. Colocaram na cabeça dos mais limitados robôs da nossa praça, criaram ódio contra os balantas, sobretudo contra os militares. Hoje os balantas em silêncio, os militares em silêncio, a Guiné-Bissau KONTINUA NA KUMÉ KOKÓ DE DIABO. NÔ BAI SON, SI KANUA KAN KADJA, NÔ NA TCHIGA.

    ResponderExcluir
  2. Já passaram várias etnias...
    Nada mudou pepel, balanta,muçulmanos, mandjaco.
    Nada mudou.
    Acho melhor meter é um europeu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc aceitaria uma pessoa estranha a administrar ou cuidar de sua casa?

      Excluir
  3. Acho Eu que o contesto actual nao e etnia ou raça para construir o nosso pais,mas sim o povo Guineense e dirigidos pelos seus quadros com sentido patriotico.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o ponto sobre esse assunto resume se em torno duma palavra "Medo"
    os mais fortes nao ligam das acoes dos fracos, é o que vimos hoje na Guine.
    Os Balantas sabem que têm potencial pra tal entao eles nao se preocupam com Marketing da difamacao contrariamente as outras etnias que nao têm a outra alternativa melhor.
    SE OS BALANTAS FOSSEM EGOISTAS NENHUMA OUTRA ETNIA ESTARIA NO TRONO DA REPUBLICA GUINENESE.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas com a cultura limitada costumam fazer uma coisa dessa. Em vez de criticaram um unico individo pelos erros que fezeram, não, criticam uma etnia. O que considero simplismente de burrisse.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.