quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Endereço Postal na Guiné-Bissau

Por, Jornalista Braima Darame

O meu mano mais-velho pediu-me o endereço de caixa postal para que possa enviar a minha encomenda de Lisboa a Bissau.

Sabendo que aquele serviço é praticamente inexistente na Guiné-Bissau, fui ao meu bairro perguntar aos putos se alguém sabia o que significaria caixa postal.

Todos, sem exceção, responderam que se tratava de algo ligado aos serviços bancários. Há quem arrisca dizer que é o serviço multibanco. Estavam completamente fora do jogo.

Esse serviço é quase inexistente no país. Há algumas instituições, representações diplomáticas e outros, que dispõem do endereço de caixa postal.

As habitações, na capital, têm cada uma um número da câmara municipal de Bissau e a zona indicada. No interior do país, isso não existe.

Se alguém quiser indicar a sua casa a outra pessoa, terá que fazer sempre referência às árvores, pequenos campos de futebol de rua, carros velhos abandonados na rua, igreja, mesquita ou algo relevante que esteja nas proximidades da habitação.

Por exemplo, RODMAN mora no bairro de Cuntum Madina, perto da sede do PAIGC, depois da rotunda de “ Igreja di muçulmanos”. A sua casa fica logo a seguir a duas mangueiras e ao lado de uma casa cor de rosa.

Talvez na praça haja casas com caixa postal a funcionar devidamente. Outro problema é o serviço dos Correios da Guiné-Bissau que se depara com uma tremenda falta de condições para funcionar devidamente.

Alguém disse, uma vez, que se Correios fossem extinguidos talvez não houvesse ninguém a reclamar. Tal como as duas empresas de telecomunicações do Estado que faliram, deixando o mercado a mercê das empresas estrangeiras que fazem o que bem entendem sem que haja responsabilização por parte do Estado.

Nenhum Governo terá sucesso no processo de desenvolvimento do país enquanto passar cerca de 95% do seu mandato a tentar dirimir disputas partidárias, jogos de interesse pessoais ou de grupo, ou em acesa luta pelo poder para servir-se do Estado.

Poderemos trocar quinhentas vezes de Governo, mas isso nada resultará enquanto não houver um compromisso sério para com a agenda do povo. Iremos às urnas mil vezes, mas não veremos resultados porque o problema é sempre adiado de antes para depois das eleições.


E nenhum desenvolvimento será sustentável se não se refletir diretamente mudança da vida das populações, sobretudo das zonas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.