quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bola de Ouro 2014. Diz-me o teu nome, dir-te-ei o que fizeste

Em cada adepto de futebol há um treinador de bancada em potência. Por isso listas como a que a FIFA divulgou, com os 23 nomeados para a Bola de Ouro 2014, serão sempre objecto de grande discussão. Cristiano Ronaldo, claro, faz parte - aqui não há dúvidas -, e volta a ser o único português. O avançado do Real Madrid, que já recebeu o prestigiado troféu em 2008 e 2013, é um dos favoritos.

O Real tem seis jogadores na lista, assim como o Bayern. A Alemanha, campeã mundial em 2014, é o país com mais futebolistas (6). Luis Suárez ou Ribèry, 3.o em 2013, não estão entre os nomeados. A FIFA anuncia os três finalistas a 1 de Dezembro, enquanto o vencedor será revelado na gala da Bola de Ouro (em Zurique), no dia 12 de Janeiro de 2015. Até lá, é tempo de passar em revista o que cada um fez até agora (o prémio é relativo ao ano e não à época).

Gareth Bale

O galês tem 41 jogos e 18 golos pelo Real Madrid em 2014. Venceu Liga dos Campeões (LC), Supertaça Europeia (SE) e Copa do Rei (CR).

Benzema

Palmarés igual ao de Bale no Real Madrid (LC, SE e CR). Os números também são semelhantes aos do galês: 42 jogos e 22 golos. No Mundial, o francês marcou três vezes mas a sua selecção caiu nos quartos-de-final.

Diego Costa

Foi fundamental no histórico título espanhol conquistado pelo Atlético. Em 2014 fez 29 jogos/13 golos pelos colchoneros. Pela Espanha, esteve discreto no Mundial. O novo desafio no Chelsea está a correr bem: 9 golos em 9 jogos, lidera os melhores marcadores da Premier League (PL) com Agüero.

Courtois

Campeão espanhol pelo Atlético, cedido pelo Chelsea, mudou-se esta época para os blues. O belga é um autêntico muro na baliza; devido à posição que ocupa, dificilmente ganhará o troféu.

Ronaldo

Uma máquina. Venceu LC, SE e CR em 2014; ganhou os prémios de melhor golo, melhor avançado e melhor jogador da liga espanhola. Este ano leva 45 golos em 40 jogos. No fim-de-semana bateu o recorde de Puskas (de 59/60 e 60/61), que conseguira sete jornadas seguidas a marcar com 13 golos. CR7 fez o mesmo, mas tem 15 golos. É claramente o favorito à Bola de Ouro.

Di María

Tem os mesmos títulos de Ronaldo no Real Madrid (30 jogos/5 golos). Finalista vencido do Mundial, pela Argentina, tem um novo desafio na Premier League. Em sete partidas com o Man. United apontou três tentos.

Götze

A época passada não foi indiscutível no Bayern, mas o talento é indiscutível. Marcou o golo da vitória da Alemanha no Mundial. Em 2014 leva 38 jogos/17 golos. Sem Kroos, ganhou maior protagonismo no 11 de Guardiola.

Hazard

O Chelsea nada ganhou em 2014 mas o belga é claramente um dos melhores jogadores da actualidade. Tem 37 jogos/11 golos pelos blues.

Ibrahimovic

Um habitué. Tecnicamente, Zlatan está ao nível de Messi ou CR7. No PSG ficou mais longe dos holofotes e da luta pela LC. Este ano venceu campeonato e Taça da Liga francesa e leva 25 golos em 29 jogos.

Iniesta

Duas vezes finalista nos últimos quatro anos. Com a perda da hegemonia da Espanha e do Barça, deverá ficar afastado do prémio (37 jogos/2 golos).

Kroos

Venceu Mundial (CM), Bundesliga (BL), SE e Taça da Alemanha (TA). Foi a melhor época do médio germânico, que se mudou para Madrid no início da temporada (22J/3G no Bayern, 15J/0G pelos merengues).

Lahm

Com Guardiola, começou a alternar a lateral com o meio-campo e cresceu ainda mais. Venceu CM, BL e TA em 2014 (37J/3G no Bayern). Aos 30 anos, o capitão da Mannschaft e do Bayern continua indiscutível.

Mascherano

Destacou-se no Mundial (finalista vencido no Brasil) como médio defensivo, posição que raramente ocupa no Barça - realizou 36J/0G nos culés.

Messi

Mesmo atormentado por problemas físicos, levou a Argentina à final do Mundial. Este ano leva 42J/36G pelo Barça. É e será o maior rival de CR7.

Müller

O seu futebol não é o mais vistoso, mas é um jogador completo. Fundamental no título mundial da Alemanha (num ano em que venceu ainda a BL e a TA), será desta que chega aos três finalistas? Leva 36J/16G pelo Bayern.

Neuer

A sua frieza na baliza impressiona. Gigante nos títulos de Bayern e Alemanha; porém, tal como Courtois, será difícil vencer por jogar a guarda-redes.

Neymar

O Barça não tem qualquer título em 2014, mas o brasileiro de 22 anos vai ser um caso ainda mais sério. Tem 29J/15G pelos catalães. No Mundial, o Brasil ficou sem ele e levou 7 da Alemanha. Coincidência?

Pogba

Um portento no meio-campo. Campeão italiano, leva 37J/4G pela Juve em 2014. O francês é discutivelmente o melhor do mundo na sua posição.Sergio Ramos Sem ele o Real não teria vencido a Champions. Marcou o golo que levou a final de Lisboa a prolongamento, coroando uma grande época (venceu LC, SE e CR). O central fez 44J/7G.

Robben

Tem 30 anos mas joga que se farta. O golo à Espanha no Mundial, em que faz gato-sapato de Casillas, não será esquecido tão cedo. Venceu BL e TA, com 33J/13G em 2014. Nunca chegou ao lote de três finalistas.

James

O colombiano deslumbrou no Mundial, o que lhe valeu uma transferência milionária para Madrid. Em 2014 fez 20J/7G pelo Monaco e 15J/4G em Espanha. Tem capacidade para começar a estar regularmente nos finalistas.

Schweinsteiger

Fustigado por lesões, ainda foi importante nas conquistas de CM, BL e TA por Alemanha e Bayern. Só tem 19J/6G este ano, pois desde a final do Mundial, no Brasil, que o médio está afastado devido a problemas físicos.

Yaya Touré


Ajudou Pellegrini a ganhar a Premier League (e a Taça da Liga inglesa) pelo Man. City. Com 37J/15G, aquilo que faz nos relvados britânicos todas as semanas dispensa mais comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.