quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Machete revela informação secreta e deixa Portugal em alerta

Os elementos do governo estão em alerta após as revelações de Machete em entrevista à Rádio Renascença. O Diário de Notícias afirma que as revelações feitas, e que deveriam ser sigilosas, estão a deixar os governantes preocupados uma vez que estas podem pôr em causa a segurança do país.

Sem informar o governo, os serviços de informações e as forças de segurança, Rui Machete revelou à rádio que há “dois ou três” portugueses no Estado Islâmico que querem regressar e que são “sobretudo raparigas”. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ainda as jovens fazem parte de um grupo de 12 a 15 portugueses que estão nas fileiras daquele movimento radical.“No caso português já há dois ou três, sobretudo raparigas, que se deixaram encantar pelo entusiasmo dos noivos ou por um espírito de aventura, que agora estão a querer voltar. [No total] Há 12 ou 15 [portugueses no Estado Islâmico], não sabemos exactamente bem, mas é um número muito reduzido”, afirmou Machete à Renascença.

“Não podemos deixar que essas pessoas voltem sem fiscalização”, disse, acrescentando ainda que este “não vai ser apenas um problema do Ministério porque envolve vários ministérios, desde o Ministério da Saúde, porque, muitas vezes, essas pessoas precisam de tratamento, apoio psicológico”.


Machete disse ainda que a reintegração desses jovens “é complicada”, uma vez que as sociedades em que vão ser reintegrados podem ter dúvidas quanto à sinceridade do seu arrependimento.O PS já reagiu ao caso, com Marcos Perestrello a invocar a “enorme gravidade” da situação e a classificar de “irresponsáveis” as declarações do ministro. com msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.