sábado, 8 de novembro de 2014

O presidente de Conselho de Administração da Rede Oeste Africana para Edificação da Paz-WANEP-GB defende introdução das disciplinas transversais no ensino básico

O presidente de Conselho de Administração da Rede Oeste Africana para Edificação da Paz-WANEP-GB defendeu ontem sexta-feira ser necessário a implementação de disciplinas transversais no ensino guineense, sobretudo no ensino básico.

Falando no acto de encerramento de uma açao de formação de formadores sobre a educação para paz das crianças do ensino básico, Gueri Gomes Lopes pede ao Ministério da Educação Nacional que implemente a educação pela cultura de paz nos estabelecimentos escolares

No entendimento do responsável da WANEP, para que a Guiné-Bissau tenha a paz consolidada, é preciso incutir desde já uma cultura da paz nas crianças desde ensino básico. O ativista guineense aposta que se a educação pela paz for uma realidade no ensino, haverá uma resposta positiva dos professores para ajudar as crianças a saberem lidar entre si e construir um clima menos nocivo nos estabelecimentos escolares e não terão recurso à violência, como tem sido hábito.

“ Se houver a vontade, estamos abertos a colaborar com o ministério da Educação na implementação deste programa nas escolas, sobretudo nos ensinos básico e secundário”, assinala.

“Quero acreditar que se o Ministério da Educação, enquanto tutela facilitar, vai haver resultados positivos mediante as ações que a WANEP-GB vai realizar para implementar o programa através de um núcleo abrangente.

Por seu lado, o Coordenador da WANEP-GB, César Fernandes, asseverou que as crianças têm mais tempo para viver. Neste sentido, avança se a paz é uma prioridade na Guiné-Bissau, tem que se começar já uma luta a favor destas pessoas (crianças). Criar recursos para que cresçam com esta ideia de fazer prevalecer a paz no país.

Na sua perspetiva, formações desta natureza, podem ajudar a Guiné-Bissau a estar isenta da violência e posicionar-se como um país emergente da paz.

O responsável da Divisão de Ação de Formação do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Ensino (INDE), Holiana Horta Lopes, afirma que introduzir educação para o ensino primário é muito importante. Neste quadro, garantiu que o INDE está aberto para colaborar com os parceiros como WANEP para apoiar na formação no interior do país, e ajudar na implementação destas disciplinas transversais no sistema de ensino e mostrar as pessoas o que educação para paz vale.

O encontro de três dias juntou cerca de 20 professores das escolas públicas do país e serviu para reforçar as capacidades dos professores do ensino básico sobre a educação da paz.


A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz WANEP é uma organização que trabalha pela manutenção da paz em África, na qual a Guiné-Bissau faz parte. Com Odemocrata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.