terça-feira, 21 de outubro de 2014

EUA apoiam governo guineense na prevenção da doença hemorrágica

Um especialista do centro de controlo de prevenção das doenças dos Estados Unidos de América, Alexandre Macedo está no país para se inteirar da situação e ajudar o governo na prevenção do Ébola.

O médico epidemiologista foi apresentado hoje ao governo através do Ministério da Saúde pelo representante da embaixada dos Estados Unidos da América na Guiné-Bissau, Gregório Guam.

A saída da audiência Alexandre Macedo disse que é importante que o país esteja preparado para eventual aparecimento de um caso e rapidamente iniciar o processo de monitorização e de seguimento das pessoas que tiveram contacto com o doente, para evitar a sua transmissão.

O especialista informou que o essencial é que a equipa médica e a população estejam atentos aos sintomas do ébola para a tempo alertar as autoridades da saúde. “Por exemplo, se estiver alguém em casa com temperaturas elevadas e a partir desse momento todo o sistema de resposta iniciará a recolha de amostras e abrirá os procedimentos”, explicou.

Neste quadro, o Diretor-geral da Prevenção e Promoção da Saúde Pública anunciou a instalação de duas unidades na Cidade de Bissau, concretamente no Hospital Nacional Simão Mendes e no Hospital Militar e a criação de uma brigada móvel para interior do país.


“Estas unidades devem reunir as condições técnicas e materiais necessárias para tratar do eventual aparecimento do caso da ébola na Guiné-Bissau”, informou Nicolau de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.