quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Os Estados Unidos da América estão "preocupados" com o risco de entrada do vírus Ébola na Guiné-Bissau

Os Estados Unidos da América estão "preocupados" com o risco de entrada do vírus Ébola na Guiné-Bissau, disse hoje um especialista em epidemiologia.

Alexandre Macedo, brasileiro de nascença, mas com nacionalidade norte-americana, está em Bissau a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), na qualidade de quadro do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA e tem como missão analisar com as autoridades sanitárias guineenses as medidas de prevenção de infeções pelo Ébola.

Macedo tem mantido uma série de reuniões com as autoridades sanitárias em Bissau e hoje explicou aos jornalistas que os EUA consideram a Guiné-Bissau um país de risco.

De salientar que os sindicatos dos trabalhadores do setor da saúde já advertiram. "se um caso do vírus do ébola for detetado no país, nenhum enfermeiro ou técnico de saúde guineense vai dar a sua vida enfrentando este vírus". Essas palavras foram proferidas por Domingos Sami, presidente do STS á saída do encontro com o secretário de estado da gestão hospitalar, Domingos Malú, ontem a tarde.
Este sindicalista rematou ainda, que:

Desde que eclodiu o caso do ébola no ano passado nos países vizinhos, e decretado o Estado de Emergência Sanitária em Agosto deste ano, nenhuma instalação para isolamento de eventuais pacientes com casos desta doença existe no país,

Nenhum técnico de saúde recebeu uma formação ou preparação para lidar com esta mortífera doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.