sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Presidente Burkinabe Blaise Compaoré anuncia sua demissão

O Presidente Burkinabe, Blaise Compaoré anunciou hoje, 31 de Outubro, a demissão das funções do chefe de Estado na sequência de uma vasta manifestação popular iniciada ontem contra um projecto de modificação constitucional.

Horas antes, o porta-voz das Forças Armadas do Burkina Faso afirmou perante milhares de manifestantes reunidos na Praça da Nação em Ouagadougou, capital do país, que Blaise Compaoré já não é Presidente da República. Desde ontem, 30 de Outubro, a pedido dos líderes da oposição, uma multidão de manifestantes invadiu as instalações do Parlamento que havia agendado para discussão o projecto lei sobre a revisão da Constituição que permitiria ao chefe de Estado, Blaise Compaoé de se recandidatar para um novo mandato.

Segundo o correspondente da revista panafricana “Jeune Afrique”, os manifestantes invadiram no princípio da tarde os perímetros do Palácio Presidencial no bairro de Kosiam onde se encontra Compaoré no poder desde 1987 após ter liderado o golpe que vitimou o Presidente Tomás Sankara.

Ontem à noite, numa intervenção televisiva, Compaoré disse que não se demitiria das suas funções e anunciou a dissolução do governo abrindo o caminho para uma transição política que ele próprio pretende dirigir até a eleição de um novo chefe de Estado.


Entretanto, os líderes da oposição, os actores da sociedade civil, apelaram hoje, sexta-feira, a população a juntar-se na Praça da Nação para manter a pressão até a demissão do Blaise Compaoré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.