quinta-feira, 27 de outubro de 2016

“Da História pela História” – Resposta de Historiador Mário Cissoko

Sou Historiador, Combatente e um curioso, mas não sou parcial. Quem quiser algum debate sério sobre a História da Guiné, por exemplo da sua nascença [1885] a 1980, ou mais do que isso, que venha a Bissau com calmantes na sua bagagem, porque terá muitas surpresas vergonhosas no caso dos seus heróis cujo perfil macabro ele pretendeu branquear com insultos reveladores da sua falta de argumentos sequer inconsistentes.

Não me preocupa a histeria doutrinal dos nostálgicos de uma causa já julgada pela sua própria natura. Serão verdadeiros combatentes esses conspiradores da sombra e torcionários voluntários que mutilaram e assassinaram presos políticos e Comandantes da Luta no pós-luta?Os insultos entre outras palavras deslocadas contra a minha pessoa não merecem uma réplica igual, pois os seus autores e comanditários, energúmenos da pior espécie humana, demonstraram não só a sua baixeza da qual se nutre a sua pobreza mental, mas o seu baixo nível científico gerado pela cultura da estupidez tendo vigorado na ex-Polícia Política do Clã de Cabral desde a luta armada de libertação nacional na Guiné.

O meu perfil, herdado das minhas ascendências paterna e materna, não me permite ligeiridades, porque a nossa família não é uma família de petite vertu como as outras que desviam a coisa pública. Tão-pouco mentimos para sobreviver. Por isso, debaixo de muitos trabalhos meus, escrevo essas palavras: lux mea culpa. Assim sou desde a luta armada de libertação nacional.

É provável que eu devesse ser silenciado antes da Independência do país por ter sido o Encarregado do Arquivo Morto do Secretariado-Geral do PAIGC em Conakry (1966-20/08/1968) e Historiador, antes da Frente Sul onde servi como Comissário Político do Comandante Yafay Camará à testa do 3º Corpo de Exército A/70.

No referido Arquivo fui substituído pelo poeta Mário Fonseca, o irmão do actual Presidente da República de Cabo Verde. Contudo fui, mais tarde, alvo de pesadas acusações na luta e no pós-luta:

Alguém foi mandatado em 1973 para me acusar de ter queimado a bandeira do PAIGC na sua presença, três meses antes da morte de Amílcar Cabral. O PAIGC mandou uma Comissão de Inquérito a Moscovo sobre o caso. Os Camaradas Timóteo, de Cabo Verde, e o Comandante Pascoal Alves, da Guiné, compuseram a dita Comissão;
Em 1978 fui acusado de ter vendido o Museu da Guiné;
No mesmo ano [1978] fui meramente suspenso das minhas funções de [primeiro] Director do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) durante 27 meses [até golpe de estado militar de 1980] e sem julgamento, apesar do relatório de Investigação dos Serviços de Inteligência militar e paramilitar que me absolveu no “Caso Museu Nacional”. A verdadeira causa policial foi a minha réplica por escrito ao desvio de procedimento do meu superior hierárquico no Conselho Nacional da Cultura, o Angolano Mário Pinto [Lopes?] de Andrade, o inventor do MPLA, que, com o seu casal francês de assessores, desviava o Património do Museu aquando das minhas missões no exterior. A famosa mensagem escrita em francês a Mário de Andrade foi essa: Confondez-vous le pouvoir et la responsabilité ?
A outra acusação, a mais decisiva, aliás a mais facilitadora do meu premeditado fuzilamento pelo regime do Clã político caboverdeano de Amílcar Cabral, foi a minha oração nos respectivos seminários organizados pelo INIC, em Bissau, sobre:
a problemática da eleboração da História da Guiné e Cabo Verde;
os povos e as línguas da Guiné;
a concepção de uma política linguística e sobre a problemática da adopção “musculada” do estatuto de língua nacional unicamente para o Crioulo, que substituira o Português como língua primeira no âmbito do projecto forçado de fundição de Cabo Verde e Guiné-Bissau num Estado único: um procedimento em vigor na altura a bem de Cabo Verde e em detrimento da Guiné-Bissau, cujo povo, ao contrário do caso caboverdeano, é multiétnico, com um rico e invejável património cultural.
Coisas medonhas para justificar o meu fuzilamento pelos inimigos da liberdade, da estabilidade política, da coesão do Povo guineense, da modernização do Estado e da Economia da Guiné!

Quem defende o famigerado regime do clã político caboverdeano de Amílcar Cabral que fuzilou milhares de Guineenses, enterrando vivos centenas doutros indefesos e amarrados por terem a culpa de serem considerados como um eventual Exército nativo capaz de travar o processo da subtituição do colonialismo português pelo colonialismo caboverdeano na Guiné nos anos 1973-1980.

No mundo actual, bem como na nossa periferia africana, o relevo histórico do pensamento universal ensina que a felicidade do saber é a fertilidade manifesta da sua liberdade de expressão e de evolução fora dos parâmetros do passado colonial e do clã político caboverdeano de Amílcar Cabral. Este desafio epistemológico não se consegue se o Homem e o seu meio se mantiverem agarrados como carpatos àquilo que perpetua, a todos os níveis sociais, o subdesenvolvimento humano e arcaísmos ainda persistentes de vária consonância, a saber os esquemas de abordagem em desuso e grandiosamente salvaguardados para não proliferar ideias e histórias contrárias aos desígnios de interesse singular do Clã de Cabral, mas favoráveis para sustentar o culto da personalidade de Amílcar Cabral realmente infértil na Guiné; consolidar as ditaduras desarticuladas entre outros viveiros do subdesenvolvimento opostos à “proletarização” da Historiografia Universal, Africana, Bissau guineense e da Luta armada pela Independência da Guiné [1961-1974], assim como à alteração e à alternância dos códigos de pensamento…

Para essa classe de pessoas não estruturadas, lutando para ressuscitar o passado, branquear os inimigos do desenvolvimento da Guiné ao silenciar os crimes contra a humanidade que grassaram na Guiné-Bissau, de 1962 a 1980, impera-se a “reformatação” da investigação e da leitura históricas da Guiné-Bissau, da África e d’Além, para descobrirmos a inconsistência de muitas categorias de fontes históricas e estratégicas, hoje politizadas e globalizadas num cenário de traições não faladas desde Amílcar Cabral (1962).

Assim para melhor aprendermos a nós conhecer, a conhecer as novas entralhas das religiões políticas opostas a Deus e seus Profetas, a compreender os problemas evitando, deste modo, criar outros problemas no tratamento dos problemas da Guiné-Bissau, d’África e d’Além. Sobretudo da União Europeia em crise grave de escolha de perfil face à si mesma e em vias de desintegração a bem dos artesãos internos da sua recolonização falhada pela invasão da URSS.

Enfim, para não sermos perpétuas vítimas do desconhecimento e da interpretação errada dos factos, bem como dos temperos rituais da História, herdados de geração em geração à maneira dos carneiros de Panurge (Vitor Hugo).

Sou Historiador, Combatente e um curioso, mas não sou parcial. Quem quiser algum debate sério sobre a História da Guiné, por exemplo da sua nascença [1885] a 1980, ou mais do que isso, que venha a Bissau com calmantes na sua bagagem, porque terá muitas surpresas vergonhosas no caso dos seus heróis cujo perfil macabro ele pretendeu branquear com insultos reveladores da sua falta de argumentos sequer inconsistentes.

Quanto aos outros casos de histeria doutrinal dos descontentes que pensem que a Guiné-Bissau ignore a sua história real, eu já respondí nos meus três tomos ainda à espera da sua publicação salutar para a Guiné-Bissau. Nessas obras há tudo para dissipar a escuridão e regenar a mentalidade da gente desvirtuada, perdida, não esclarecida, repescando igualmente as vítimas das teorias entupidas no solo guineense. Grosso modo, os três tomos libertarão a Guiné da ignorância e dos novos desígnios geopolíticos exóticos…

LUX MEA CULPA A BEM DA MINHA GUINÉ


Por, Mario Cissoko, Historiador e Combatente da Liberdade da Pátria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.