quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Não imiscuir nos assuntos internos do estado da Guiné-Bissau!?

Por, Filomeno Pina

DEIXOU DE FAZER SENTIDO, HOJE, i. é, qualquer tentativa de impedirmos, que outros (estrangeiros) venham meter o nariz dentro de portas, para influenciar directamente o nosso Pais através dos lideres políticos de sempre, nesta crise que se arrasta (parece que gostamos de ser mandados) por tempo indeterminado…

As nossas vidas, projectos e intenções, vão perdendo liberdade de pensamento e de acção entre líderes políticos Guineenses e outros, tudo isto, porque até já somos nós próprios, a caminhar de joelhos, com malas e bagagens, rumamos numa procissão de velas, em busca de “patrões” de ideias “novas”, mas, sem novidade nenhuma!
.
Acredito que no regresso à Casa, trazem ideias que muitas vezes rejeitaram ou fingiram não ouvir dos seus próprios conterrâneos, pois elas estão na mente destes políticos e, regressam como sendo “novas”, penso.
.
Única e simplesmente, temos preferido ver chover no molhado, as repetições continuam, sempre a mesma coisa, porque temos complexo de aceitação de ideias da nossa “prata da Casa”, Guineenses como nós, o que é lamentável…
.
Parecendo, que queremos ouvir vozes estranhas ou de estrangeiros, pronunciarem em tons diferentes as nossas próprias ideias, porque depressa acatamos tudo como ordens vindas do exterior e noutra língua, parecendo ideias de um anónimo.

Não deixa de ser um fenómeno interessante a registarmos, porque na verdade ficou tudo dito ou quase tudo, aqui no País! A questão é, perdermos este complexo invejoso de lutas perversas pelo poder, acreditar que somos capazes, escolher as melhores ideias entre Guineenses, para juntos levantarmos o País do chão, só.
.
Continuamos a ser amigos dos nossos amigos ou aliados políticos e económico, mas, aprendamos de uma vez por todas, que “roupa suja lava-se em casa”!
.
Porque lá fora, têm sempre um custo acrescido, e lembrai-vos Camaradas, eles ficam com imagem de fracasso do Estado da Guiné-Bissau, pois anotam todos os pontos frágeis (amigos-amigos, negócios aparte), PENSE NISTO!
.
… que Deus abençoe a Guiné-Bissau, eternamente…
.

Djarama. Filomeno Pina.

Um comentário:

  1. O Presidente da República da Guiné, mediador da CEDEAO na crise na Guiné-Bissau, Alpha Condé, lançado em terça-feira 11 outubro em Conakry, as negociações entre as partes guineenses para resolver a crise.
    Ao iniciar o trabalho com a oração feita pelos representantes das confissões religiosas vieram para a ocasião, o Provedor de Justiça foi introduzido pela primeira vez um código de conduta em 12 pontos, o que deve aplicar-se a todos os participantes nas negociações.
    Feito pelo Ministro de Estado, Secretário-Geral da Presidência da Guiné Naby Youssouf Kiridi Bangoura, o Código de Conduta, entre outros, os participantes a respeitar a confidencialidade das discussões, para evitar falar com a imprensa, comunicando em redes sociais ou ao público durante a discussão e fora das conferências de imprensa. Ele também envolve os participantes a não abandonar a mesa de negociações antes do encerramento do Provedor de Justiça, para evitar qualquer atitude manifesto de desafio, provocação ou insultos proferindo...
    Em seu discurso para a ocasião, o mediador da crise política da Guiné-Bissau lembrou as ligações entre Bissau e Conacri; laços que remontam à luta de libertação na Guiné-Bissau.
    De acordo com tópicos Presidente Alpha Conde que se envolvem em Conakry é triplo: a nomeação de um primeiro-ministro consensual, a estrutura de um governo inclusivo e reintegração dos 15 deputados excluídos do PAIGC no partido no poder.
    Antes de contactar com as partes, o presidente da Guiné, mediador da CEDEAO, com foco na soberania da Guiné-Bissau. O Presidente da República disse prendas para estas discussões país candidato a primeiro-ministro, enfatizando que é para Guineenses para decidir seu destino será recebido por países amigos e pela comunidade internacional.

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.