segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Os Paradoxos da Guiné-Bissau sobre respeito as etnias por iguais

«... Jurei a mim mesmo que tenho que dar toda a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida de possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho»- Amílcar Lopes Cabral

José Mário Vaz, é manjaco e Presidente da Republica, que mais afundou o País para o pior como nunca antes visto na nossa história.

O PRS tem como o seu Secretario Geral um manjaco. Nunca o PRS esteve tão negociante incapacitante, amarrado às negociatas sem escrúpulos dirigido pelo Secretario geral do Partido, Florentino Mendes Pereira.

O Povo é mesmo burro! Mesmo Burro... Agora ninguém fala em manjacanização de José Mário Vaz do PAIGC e Florentino Mendes Pereira do PRS, ninguém insulta etnia Manjaka. O que eu acho muito correcto!

Já as FARP’s, que era dos Balantas por isso logo no início o José Mário Vaz, queria as quotas étnicas, passou a ser republicano, num espaço de tempo ao menos de um ano…

O povo é mesmo burro pá...quer dizer na distancia de um ano as FARP’s já passaram a ser Republicanos, a etnia balanta já não é problema. A tribalização já deixou de existir...o falso eixo do mal virou para eixo de bem, o falso eixo do bem para eixo do mal. Justo!

Ah! Já sei para os guineenses, ditos de Praça, há etnias de elite e as outras de bantabá ou então porque o José Mário Vaz pertencia ao Rotary Club de Bissau, onde tudo é elaborado para PAIGC e as ditas sociedade civil, por isso estamos onde estamos.

Onde esta a Justiça e igualdade de tratamento dos mosaicos étnicos?

O mesmo Povo na rua hoje, a pedir Justiça na rua, onde aparentemente é proibido de chamar o nome étnico, de tribalização, mas se ouve se unicamente o José Mário Vaz ou JOMAV...que bonito! Mesmo bonito…Mas nos outros tempos, o povo usou outros termos na presidência do Dr. Kumba Yala.

 O povo embarcou na jogada política, insultou uma etnia inteira por longos tempos por arrastão de alguns políticos. Isto custou ao povo guineense, ao ponto de fazer pior colha da história democrática do país.

Os insultos, discriminação étnica, podia ter custos irreparáveis se essa etnia fosse realmente correspondida aos nomes que lhe foi apelidado, Mas como Deus as vezes dá com a mão esquerda e recebe com a direita, nos infelizmente ficamos a pensar que ele dá sempre com a mão direita.

Um dia, o povo guineense há-de fazer justiça, mas aquela verdadeira, vamos chegar lá.


Para um bom entendedor meia palavra basta!!! // James Wilbonh Flora

28 comentários:

  1. Se Cristo não voltar e a humanidade continuar a ter a sua natureza genuína como tal, o sábio "Tempo" trará em evidência a verdade dos factos que justificam , de Kouba Yalá era crise provocada pelos Balantas, ou seja," Balantas ku dana terra", hoje fala-se da crise nacional, quer dizer não tem responsáveis ou , porque pessoas que a sustentam são das etnias que merecem ou que devem ser honradas. "Diante ki kaminhu..."

    ResponderExcluir
  2. Edyalex Curtido Kkkkk cha bem kente misti obi musica de Americo comis boca de binho kana manda goz e boca de ke Mandjakus ka na manda

    ResponderExcluir
  3. Francisco Mendes Senhor Amigo irmão,vivemos momentos complicados na Guiné mas nao é a razão de estármos

    ResponderExcluir
  4. Carolina Mendes Cajegumpo Amigo vc tem o direito de criticar o presidente da República mas não entre no jogo das etnias ok. Porque nenhuma etnia é o mais importante do outro. Tens q saber comportar na rede social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorante! Não eram vocês que diziam que os Balantas que complicam o país,quando Dr. Koumba Yalá estava no poder? Agora os Manjacus não estão a complicar o país é o Jomav. Marginais, haver vamos...

      Excluir
    2. voce e bisavo dos ignorantes nao tem cultura pior indisna que nao sei onde voce esta escondido neste momento ou eras um dos cruptos que anda no nosso pais, quando faz comentario para o publico ver tens que pensar duas ou mais vezes se voce e um dos que quer o bem estar do nosso Pais e deixa de falar atoua,se voce sabe o que quer dizer racismo, nao falas sobre etnias que nao levara a lado nenhum,nao sei se voce sabe quantas etinias existe no nosso Pais ? ha mais de que 11 etnias na GUINE BISSAU, entao qualquer um destes no campo tem que mostrar o sentimento que tem para o povo GUINEENSE para sair nesta miseria....

      Excluir
  5. Carolina Mendes Cajegumpo se vc é rassismo nós não somos. somos guineenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é que somos guineense! Quando no mandato de Kumba se dizia balantas, ainda não éramos guineenses!

      Excluir
  6. Francisco Mendes Senhor Amigo irmão,vivemos momentos complicados na Guiné mas nao é a razão de estármos a falar das Etnias porque ser um bom lider não depende de ser (Fula, Balanta, Mandinga ou papeis) porque esta tua ideia nao é de espirito de humildade.A Guiné é de todos nós quando alguem não está num bom caminho devemos ser claro nas interpretaçoes evitando ofensas das Etnias porque nao significa um bom Nome do país.

    ResponderExcluir
  7. Izequel Domingos Agebane Deixa de racismo, não pode avançar o nosso país

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Nuno Barros Mascarenhas parece que continuamos a partilhar a história comum..

    ResponderExcluir
  9. Winter Sanca José Mário Vaz não é culpado o culpado é o PAIGC

    ResponderExcluir
  10. Do Emiliano Baldé culpado è Jose mario vaz

    ResponderExcluir
  11. Mendes Lopes Nao gostei da forma de falar etnias .gosto de falar da politica com respeito !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bacar Vaz-Bavaz Tudo é verdade, mas não tem nada a ver com a etnia manjaca. Se calhar deve-se aos seus próprios interesses

    ResponderExcluir
  13. Antoninho Indeque Bo para de fala di raça quila cana lebano nim um lado. 1 el i manjaco sim ma no cibi cuma manjaco i etnia d'i Guine-B. Ica de Congo,nim tāo pouco di Senegal pais vizinho. Coba mal pidi ci domiçāo de presidenti ò pidi eleiçāo antecipada cana resolvi nada suma di custumi. JOMAV i presidenti de tudo Guineenses ina continua cedo.Viva povo di Guine Viva Juventudi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos ku bo sibi kuma papia na raça kana lebano nim um lado, otcha Dr. Koumba yalá sta ba na puder ke ku bo ta papia? Bo ka ta ya latas na lepsi Balantas kuma elis ku na dana terra? Aos Mandjacus kana dana terra? Jomav kina dana terra.I mindjor pui gwerlas pa dentru pabia és i princíopio di dur..

      Excluir
  14. Ibo Camara Irmão estamos todos chateado com a situação q país vive mas por favor vamos deixar questões étnicas ou tribais de lado guine de verdade não tem isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto djintis ka rispita utrus etnias, nada kana bai! Bo findji gossi kuma boka misti fala di etnias, kuma balantas kubo lebsi!

      Excluir
  15. Patricio Mendes Fernandes, isto quer dizer o qué? Favor não se misturam as coisas com o interrese da nação.

    ResponderExcluir
  16. Whigui Ndongó Cabral Ndongó Eu sou guineense gosto do meu povo,mas é verdade que no mandato de kumba yala insultavam os balantas porque o kumba era balanta,e agora com o jomav só se fala em jomav ninguem diz mandjaco, temos que parar com isso somos todos guineense

    ResponderExcluir
  17. Joaquim Luis Fernandes E como dizia o outro: " Oh meus amigos... não havia necessidade!" Comentários depreciativos, quando infundados e injustos já são pouco abonatórios para quem os profere, agora se carregados de ódio tribal, nem sei o que se lhe diga! E eu a pensar que a apreciação que fazemos sobre as pessoas tinha a ver com o seu mérito e desmérito... Afinal há quem o faça pela origem étnica dos visados! E provavelmente também pela cor da pele e pela estatura!

    ResponderExcluir
  18. Fode Camara Os partidos e doputados da guine bissau eu so fode camara tanto guines como voces pela mimha opiniao para voces prezidente o seus adoputados bissau preciso um bom pessoa de boa coração tal como um profeta nos guinens ten que mudar ideia do pensamete

    ResponderExcluir
  19. Fideles Landim Na minha opiniao acho que os Manjacos descobriram a França porque sao #covardes pela natureza' fugiram da guerra na guiné refugiando-se no Senegal e depois imigraram pra frança, sem pressentimentos de #patriotismo para com o seu povo contrariamente aos #BALANTAS e outras etnias que lutaram e defenderam com sangue e suor esta nossa honrada Guiné-Bissau, hoje em dia reclamam se como "os donos da terra" eu fico perdido querendo enquadrar este conceito porque mesmo se fosse na sociedade de GALOS E GALINHAS nao caberia esta mera bobagem; Bem, têm medo dos Balantas porque sao #competentes , #determinados, #inteligentes #honestos #corajosos e #Prudentes qualidades estas que sao #antônimos para com os Manjacos. Dantes eram os Balantas (problematicos) e Agora sao apenas os Guineneses opostos fruto duma #Grande #crise que em resume é simplesmente a #incompetencia dum #lider #Manjaco.

    ResponderExcluir
  20. Porque é que,nao podemos neste sentido dizer (se nao perdir desculpas)aos balanta,que as tais ideias anteriores eram erradas e que nao eram balantas à estragar o país mas,era kumba?Na era do Nino vieira,quem dizia etnia papel?ou Nino nao tinha comentido erros?co caboverdianos na era de Luis cabral e balantas na era kumba,que estragaram guine?nao séra que,o povo guinense têm medo de quem lhe tenha um pao no olho?

    ResponderExcluir
  21. Mais uma vez,quero dizer:coisas de etnias é Como o rasismus.Nao brinquem neste ou outra forma de mostrar que balantas sao estes ou aqueles.....balantas estao entre todas as etnias.Voltamos ainda atras:Quem é ou qual é a etnia,o pior inimigo do povo guinense?Vou responder e koment ar.O pior inimigo do povo,sao os manjagos.1)mataram Amilcar Cabral,porque?2)criaram freligue,porque e contra quem naquela era?jomav levá ainda ate agora o povo guinense numa situaçao intranquilidade e de odio,mas contra quem é porque?a resposta é clara;contra o p.a.i.g.c,contra o povo guinense e contra si mesmo incluindo os seus apoiantes(egoistas,oportunistas e em geral os malfatores do povo guinense).

    ResponderExcluir
  22. Tchinho Kaabunke Nós cometeríamos erros grave quando chamamos JOVAM de mandjaku. O que é Mandjaku,? Que elementos caracteriza pessoas como Mandjaku. ? Sobre Kumba Yala que foi chamado aqui como Balanta, quem é Balanta? Como se caracteriza um Balanta? Não vamos confundir um grupo de assimilados de cultura europeia que apesar de nasceram na região rural ou têm país de áreas rurais vão ser considerados Balantas e Mandjakus. Os dois são assimilados que os portugueses chamavam de civilizados. Os dois vivem como europeus, modo de vestir deles, desejo de consumo deles, religião do JOMAV. tORNA JÁ MUITO IMPORTANTE INTENDERMOS QUE NÃO HÁ ETNIA de maneira dado pelos portugueses, o existe são três grupos ideológicos, rural não islamizada: balanta, mandjaku, mancanhe, bidjug, pepel, nalu, felup,; rural islamizada dos fulas, mandinkas, sussos, parte dos nalus e balanta manes. E por último, mais difuso, emergente, em transição e mais perigosa, os assimilados que nos somos nas áreas urbanas e praças. Nós viemos das regiões rurais , ou somos filhos dos que vieram de lá, carregamos dos desejos e gostos europeus, temos vontade de desenvolver o país segundo modelo europeu para atender os nossos caprichos, JOMAV, DSP, e muitos outros, são deste perfil que nunca é visto como étnica, mas é, em transição e reemergência. Tem gente na Guiné que se afirma pepel, mandjaku e balanta, sem saber falar língua desdes povos, sem passar pelo processo social que eles passam, sem ter o mesmo modo de vida dos grupos, ou seja, existe guineenses mais europeus do que guineenses, mas ainda acham que são Balantas ou Mandjakus. JOMAV, pode até ser um dia, mas não é mais MANDJAKU. e NEM KUMBA FOI BALANTA TEMPO todo, eles passou a tornar outra coisa, até porque ideologia Balanta não permite o que os políticos fazem no País. Ideologia Balanta não aceita exploração e dominação. Um balanta que é balanta, nem este sistema de poder que temos teria aceitado. Porque Balanta tem conselho, não sistema de poder vertical.

    ResponderExcluir
  23. https://www.facebook.com/347857722248196/photos/a.348935238807111.1073741828.347857722248196/351108971923071/?type=3&theater
    OS Djurtus a ajouté une photo.
    OS Djurtus
    ESTE O AMOR QUE TEMOS PARA OS DJURTUS de partage esse imagem para todos os Guineensse

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.