segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OMISSÃO DAS FUNÇÕES DE ESTADO E GOVERNO

Omissão das Funções de estado e Governo é a Primordial e principal causa das instabilidades desde de Independência

Para definições das funções de Estado e Governo, deixo ao encargo de cada leitor.

Quero debruçar aqui em como Omissão ou ausência Total da autoridade do Estado e Governo, contribuiu para chegarmos a este ponto.

Essa ausência, foi evidente sobretudo após 14 de Novembro de 1980- Primeiro Golpe de Estado na República da Guiné-Bissau.

O golpe de Estado de 1980, ao invés de Reforçar/ modernizar a Autoridade que existia no tempo do Presidente Luís Cabral, e promover uma abertura política espontânea Multipartidária com consolidação dos Direitos Cívicos e a Justiça para Todos, enveredou para caminhos diferentes, que acabaram por consolidar em cíclicas e permanentes Instabilidades Político-militares que temos assistido.

Dos caminhos escolhidos, o pior de tudo, é aquela de prosseguir e instaurar as Intrigas, e ciclo de medo, culto da personalidade, como mão de ferro para o Estado controlar o poder e dominar investidas dos adversários políticos.

Os concursos Públicos, Meritocracia, aproveitamentos dos quadros técnicos como motor para modernização de Estado e Governo, passaram a ser visto como ameaças do próprio Estado.

Porque a Cúpula do estado, era dominada pelas classes Combatentes da Luta e militantes do partido no poder, que em maioria, sem formação académica, desde logo alérgico aos quadros técnicos capacitados para administração do país.

Por conseguintes as Intrigas, formação de Grupinhos com bases em algumas fictícias afinidades (Local, étnicas, familiares e de conveniências), despoletou afundamento do conceito do Estado, com inversão dos valores nele assente, e daí a sua gradual decadência até hoje.

Um País sem Estado, mas cujos dirigentes usam a “Máscara do Estado” para manter-se a frente do Poder (Características comum a todos Países que conquistaram independência pela via Armada), só pode ter o fim que o nosso país tem hoje.

Sem o Estado, não há autoridade, mas há amiguismo, nepotismo, ditadura, e Corrupção.

Sem a autoridade, não há a Justiça, mas haverá impunidades, ajuste de contas entre poderes, haverá leis dos mais fortes, abuso do poder, condições propícias para Golpes de Estado e insubordinação pelos Militares.

Quando chegamos a este ponto, não podemos pensar que venha alguém com vara mágica...

Só há uma solução Interna para resolução dos Problemas Crónicas deste tipo (de Injustiças, impunidades, corrupção, amiguismo e nepotismo). As eleições por mais justas e livres que sejam, por si só nunca vão resolver estes problemas.

Promoção, e Produção dos CONSENSOS SÉRIOS, através da recuperação dos valores em que o Estado era assente, e na base da Justiça, Transparência da gestão dos bens públicos, separação do bem comum do estado de um lado e interesses de Grupinhos (partidários, étnicos religiosos) doutro lado, e a promoção do dialogo com vista a reconciliação Nacional, que só será possível, com a presença da figura do Culpado- arrependido e as vitimas doutra parte, são vias viáveis para obter sucesso.

Dito isso, queria então chamar atenção sobre Reformas.

Qualquer que seja reforma empreendida num estado falhado ou ausente, nunca será para o benefício do Povo comum, e assim sendo, ao invés de contribuir para modernizar o próprio Estado, será de certeza o factor de enfraquecimento do estado.

Esta realidade desenha o ciclo vicioso que o nosso País se encontra hoje, ou seja nenhuma reforma vai ter efeito duradoura, num Estado ausente.

Para romper o tal ciclo vicioso, temos que Reformular/reforçar/reformar ou modernizar o Estado e seus agentes.

Como se vai fazer?

Com humildade de assumir que falhamos, e nós todos sem desconfianças, ter uma grande vontade política, cívica e com patriotismo baseado na cidadania, para Modernizar o Estado em rigor da nossa própria identidade, aceitando as sugestões exterior, mas nunca ceder ás chantagens.

Estou em crer afirmar que a Juventude e a Sociedade Civil, podiam ter um papel Primordial (START) nesta iniciativa, de modo levar aos políticos sentir-se envolvidos no projeto, fazendo-os esquecer as cores Partidárias.

Bloguistas, Rádios online, Associações de filhos da Guiné seja qual for e onde estiver, vamos todos Juntos, ultrapassar as nossas diferenças (as nossas riquezas) olhar para prespectivas de uma Guiné-Bissau Positiva em prol da GUINENDADI, caminharmos juntos para uma conferencia Nacional da reconciliação.

Desde modo mesmo de longe contribuir para Reerguer os Sonhos de Amílcar Cabral, edificar uma Guiné-Bissau onde todos Homens e Mulheres possam viver tolerantes e em paz nas nossas virtuais diferenças.

Bem-haja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.